quarta-feira, julho 15, 2009

Integrando o OCS ao Exchange UM

O procedimento de integração do Office Communications Server 2007 com o Exchange Server 2007 UM é simples, porem muitas pessoais ainda tem dificuldades em executar o procedimento. Isso porque o material as vezes da muitas voltas para explicar algo simples, para facilitar a nossa vida fiz passo-a-passo que deve ajudar.

NO EXCHANGE 2007 UM (SP1)

1. Abra o "Exchange Management Shell"

2. Criar um Dial Plan digitando o comando:
new-umdialplan -name OCSR2UM -UriType "SipName" -VoipSecurity "SipSecured" -NumberOfDigitsInExtension 4 -AccessTelephoneNumbers +9001

3. Entrar nas propriedade deste Dial Plan e adicionar um ramal ao "Subscriber Access" por exemplo +9001

4. Associar o Dial Plan criado ao servidor Exchange UM, execute este comando:
set-umserver -id <nome do UM Server> -dialplans OCSR2UM

5.
Navegue até pasta: "C:\Progrma Files\Microsoft\Eschange 2007\Scripts\" e execute o script “ExchUCUtil.ps1

NO OCS FRONT-END

1. Rode a ferramenta de integração “OcsUMUtil.exe” que está no diretório “C:\Program Files\Common Files\Microsoft Office Communications Server 2007 R2\Support\”

2. Clique em "Load Data"

3. Clique em “Add” e especifique onde o contato será criado e qual ramal ele terá, no nosso casso +9001.

4. Clique em “OK

PARA HABILITAR UM USUÁRIO A UTILIZAR O UM
Você pode habilar pela console, selecionando o usuário e clicando em "Enable Unified Messaging".

1. Abra o "Exchange Management Shell"

2. Execute o comando:
Enable-Ummailbox -id -ummailboxpolicy "OCSR2UM Default Policy" -extensions -sipresourceidentifier

Todo este processo está detalhando no link abaixo:
http://technet.microsoft.com/en-us/library/bb803622.aspx

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Bruno,

Já tenho o Exchange UM implementado na minha empresa, integrado com o Trixbox (asterisk) e com minha central telefonica, por favor, me tire 2 dúvidas:
1 - O que vc ganha quando integra o OCS ao Exchange?
2 - Pra quem já tem o Exchange UM integrado a sua central, quando colocamos o OCS na estrutura, vai ser ele que vai conversar direto com a central IP/PABX e o Exchange por sua vez ao OCS, é isso? ou cada um, vai ficar interligado independetemente ao Central IP/PABX?

Bruno Estrozi disse...

1- A vantagem de se integrar o OCS ao Exchange é quando você tem o OCS integrado a telefonia. Desta forma a chamada chega no OCS e se o usuário não atende o OCS encaminha para o UM.

2-Depende de quem vai controlar a ligação se for a sua central então cada um terá a sua conexão com o UM já se a chamada for controlada pelo OCS ele fará a conexão com o UM.

Lembrando que o OCS não é suportado em uma conexão direta com o Asterisk neste caso você precisará de um GW. Você pode também eliminar totalmente o Asterisk fazendo com que a E1 chegue no GW e o GW se conecte ao OCS e ao UM.

Anônimo disse...

Bruno,

Fazer a integração do OCS R1 ou R2 com o UM do Exchange, é facil facil, como ensina seu link, inclusive eu já fiz, porém, vc pode explicar como faz isso com o Lync Server, pois n achei esses scripts nele, é da mesma forma ou muda?

valeu!!!