segunda-feira, setembro 07, 2009

Série 2 - Vídeos Com o Passo-a-Passo da Integração do OCS ao Mundo de Telefonia

Pessoal, nesta segunda série de vídeos de instalação e configuração do Office Communications Server 2007 R2, demonstrarei como instalar e configurar o Mediation server assim como realizar a instegração do OCS ao mundo de telefonia utilizando um gateway de voz.
Assistindo esta segunda série, você será capaz de integrar o mundo de telefonia tradicional ao mundo VoIP do OCS.

6 comentários:

Rodrigo disse...

Bruno,

Show de bola esses vídeos de integração com central telefônica, mas, tenho uma dúvida nisso tudo, quando habilitamos o enterprise voice, existe a possibilidade de habilitarmos tambem a integração com o PABX (RCC, onde temos que informar tambem o server URI, logo, Bruno , pra que serve essa configuração afinal, pelo que li, mas, não tenho certeza se estou certo, isso habilita o RCC, controle de chamada remoto, onde vc pode controlar as features do seu PABX pelo communicator, como por exemplo, redirecionar chamadas para outra pessoa ou para meu voice mail, etc.. to certo? vc podia ensinar a realizar essa configuração tambem?

Bruno Estrozi disse...

É isso mesmo, o RCC permite controlar algumas funcionalidades do PABX como você disse.
Para isso funcionar é necessário tem um servidor CSTA o que pode ser do próprio PABX ou de um gateway homologado.
De qualquer forma eu nunca vi isso funcionando, porque os custos não justificam já que o cliente normalmente vai usar somente o OCS e desativar o aparelho da mesa.

Rodrigo disse...

Blz Bruno,

Então quer dizer que as features que a gente ver naquele video de UC da Microsoft, que por sinal tem no youtube http://www.youtube.com/watch?v=hsug739JF5w, sem o RCC não vão funcionar não é?
E os gateways da audiocodes, não permitem isso não?
valeu Bruno....

Bruno Estrozi disse...

Funcionarão se o usuário tiver dois ramais, um no OCS e outro no aparelho da mesa. Neste cenário você deixa o ramal válido (DDR) no OCS e um ramal não valido (virtual ou interno) no aparelho da mesa.

Rodrigo disse...

Obrigado Bruno,

So uma coisa, vc diz no video de configuração do gateway de voz que iria postar o arquivo de configuração do audiocodes .ini, cara, eu já fucei, mas, n encontrei ainda...

Bruno Estrozi disse...

Esta neste link.

http://brunoestrozi.blogspot.com/2009/09/configurando-gateway-de-voz.html