Você já conhece ou ouviu falar? Se não, com certeza ouvirá falar e muito provavelmente em breve terá contato.
Business Productivity Online Standard Suite (BPOS) é um conjunto de soluções de mensagens e colaboração, hospedado pela Microsoft e consiste em oferecer os serviços de Exchange, SharePoint, Office Live Meeting e Office Communications na nuvem.
Um dos pontos chave de se utilizar estes recursos “na nuvem” é garantir para seus usuários 99,9% de disponibilidade dos serviços, além de utilizar as versões mais recentes do produto. E o mais legal de tudo é que você não precisa se preocupara com a infra-estrutura ou migrações, a Microsoft cuida disso.
A idéia de de utilizar este serviço on-line é garantir que você se preocupe com o negócio, enquanto a Microsoft se preocupara com o resto.
O discurso é muito bonito e faz sentido. Mas na prática é assim?
Na minha opinião sim, já fiz vários testes, fiz integrações com ambientes locais, onde parte dos usuários estavam no Exchange local e outra parte no Exchange on-line (na nuvem) e além da integração ser muito boa.
E como ficam os usuários nesta história?
Para os usuários a percepção é como se ele estivesse acessando o Exchange local, todos os recursos estão disponíveis. E mais, se hoje você tem em seu ambiente um Exchange 2000, quando migrados os usuários poderão usufruir dos recursos do Exchange 2007, e já no primeiro trimestre de 2010 este ambiente será todo Exchange 2010, que também permitirá integração com seu sistema de telefonia, permitindo utilizar os recursos de voice mail.
E para os administradores, o que muda?
Pouca coisa muda, ao contrário do que muita gente pensa não é a Microsoft que irá administrar este ambiente, ela irá manter o SLA deste serviço e garantir que este ambiente esteja com a versão mais recente.
Já os administradores não precisaram mais se preocupar com a infra-estrutura, aplicar patches, administrar o cluster, verificar a saúde do ambiente etc, porem continuam tendo que gerenciar todo o Exchange como sempre foi, ou seja, gerenciando usuários, regras de transporte, políticas de complience etc.
O legal disso tudo é que este gerenciamento continua sendo feito pela console do Exchange, então independe aonde a conta do usuário estiver, se é no seu Exchange local ou no Exchange on-line, você administrador irá gerenciá-los da mesma forma.
Claro que eu falei bastante de Exchange, mas foi apenas para exemplificar, não esqueça que na suite estão disponíveis os serviços de Exchange, SharePoint, Office Live Meeting e Office Communications.
Resumindo, acho que este caminho de software + serviço não tem mais volta e paradigmas devem ser quebrados. Nós que amamos tecnologia com certeza ficamos com a pulga atrás da orelha quando ouvimos que não seremos mais os responsáveis em “migrar a versão do Exchange”. Mas para as empresas e para o negócio isso é uma ótima notícia.
Todos tendem a ganhar!
Um comentário:
A pulga atrás da orelha existe sim, e assim como esta solução eu tenho acompanhado também o System Center Online, é meio intrigante o lance de não colocar mais a mão na mssa para migrar uma solução, vamos ver até quando isso será assim, mas de uma conisa tenho certeza, ainda seremos contratados para montar as nuvens privadas :).
Abração,
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