quarta-feira, março 10, 2010

Criando Enterprise Pool no OCS 2007 R2

As informações abaixo pretendem ajudar aqueles que venham ter problemas para criação de Enterprise Pool no OCS 2007 R2.

Segundo recomendação da Microsoft, o pool deve ser criado diretamente no servidor SQL. Até a versão RTM era possível fazer a criação à partir do Front End, para isso era necessário a instalação do Connectivity Components do SQL para que o servidor pudesse se conectar ao BD e efetuar a criação das tabelas. Na versão R2 do OCS, mesmo instalando o componente de conectividade, muitas vezes não conseguimos efetuar a criação do Pool.

A solução então seria rodar o setup no Backend. Ou seja, copiar os arquivos, rodar o setup e instalar .Net Framework e Visual C++ que é solicitado pelo wizard... essa instalação provavelmente provocará arrepios no cliente (lembre-se que o servidor muitas vezes está em produção) e ocasionará uma série de questionamentos que você deverá responder – talvez o cliente até queira abrir uma nova gerencia de mudança para essa nova necessidade. A solução seria então efetuar a criação do Pool diretamente no servidor SQL mas através de linha de comando utilizando o LCSCMD.EXE e passando os parametros necessários.

Segue abaixo um exemplo:

LCSCmd.exe /Forest /Action:CreatePool /PoolName:<Nome do Pool> /PoolBE:<Backend/instancia> /PoolFQDN:<FQDN completo do Pool> /InternalWebFQDN:<FQDN InternalWebFarm> /RefDomain:<Dominio do Pool> /AppDataLocation:<Compartilhamento Application> /ClientUpdateLocation:<Compartilhamento Update> /DBDataPath:<DataPath do BackEnd> /DBLogPath:<Log do BackEnd> /dbsetupfilepath:<Arquivos do Banco> /DynDataPath:<DataPath da tabela Dyn> /DynLogPath:<Log da tabela Dyn> /ABOutputlocation:<Compartilhamento AddressBook> /MeetingContentPath:<Compartilhamento Meeting Content> /MeetingMetaPath:<Compartilhamento Meeting Metadata> /ABSDataPath:<DataPatch da tabela ABS> /ABSLogPath:<Log da Tabela ABS> /ACDDataPath:<DataPath da tabela ACD> /ACDLogPath:<Log da tabela ACD>

Se qualquer um dos caminhos de Log ou Data do Banco de Dados for informado, obrigatoriamente devem ser informado valor para todos os outros. Se esses valores forem emitidos, o OCS criará os Logs e Data Logs nos locais que achar melhor.

Em implementações onde a porta de conexão do banco de dados é uma porta diferente da default (1433), deve ser informado o valor /PoolBE com o nome do Backend e Instancia, seguido por virgula e o número da porta informado pelo cliente, da seguinte forma:

/PooBE:SQL/OCS,1441

O parametro /dbsetupfilepath deve obrigadatoriamente apontar para o local onde encontram-se os arquivos de configuração do Banco de Dados. Esses arquivos estão na mídia de instalação do OCS 2007 R2 em

...\setup\amd64\Db/Setup.

Lembrando que todos os parametros - com exceção dos caminhos de Log e Data do Banco, conforme explicado acima – são mandatórios.

Espero que possa ajuda-los e fiquem a vontade para comentar.

Por: Rafael Lavecchia

Nenhum comentário: