segunda-feira, junho 21, 2010

Novidades do Communications Server 2010 | Wave 14 – Série 3

Número de Telefone Privado

Um usuário (normalmente um executivo) pode agora ser configurado com um segundo número de telefone privado que não seria listado em qualquer lugar no diretório para outros usuários navegar e identifica-lo.  Um toque especial está associado com chamadas direcionadas para o número de linha privada e nenhum dos recursos avançados (encaminhamento de chamada, chamada de equipe, RGS, etc.) estão disponíveis.  A linha privada também não adere as regras de presença “Não incomodar” e irão sempre tocar desde que o usuário esteja logado.  O número de identificação que aparecerá nas chamadas efetuadas por este usuários ainda será o número principal, o número privado só será usado para rotear chamadas recebidas e assim proteger ainda mais o número de tornar-se conhecido aos usuários indesejados.

Telefones de Áreas Comuns

Por conta do dispositivo Polycom CX700 (Tanjay) sempre exigir um usuário logar ele nunca foi considerado uma boa solução para áreas abertas e compartilhadas como quiosques, chão de fabricas etc.. Com a chegada do CS 2010 uma variedade de novos dispositivos estão sendo disponibilizados pelos principais players incluindo Polycom e Aastra. Algumas fotos dos dispositivos podem ser vistas no blog do MVP Mike Stacy.
Esses dispositivos podem registar-se diretamente no Communications Server usando um objeto do AD pré-definido e dedicado para isso e desta forma estes dispositivos serão capazes de realizar chamadas de acordo com que o administrador permitiu. Adicionalmente, usuários que tenham Enterprise Voice habilitado podem fazer logon no dispositivos usando um PIN, e então utilizar o seu permissionamento de ligações de acordo com o seu perfil. Uma vez que o dispositivo fique inativo por algum tempo, o usuário logado é desconectado e ele volta a utilizar o logon genérico.

Gerenciamento de Chamadas

O serviço de grupo de resposta (Response Group Service  ou RGS) contém uma série de novos recursos. Chamadas anônimas permite que agentes aceitem fazer chamadas sem mostrar sua identidade. O método de roteamento AutoAttendant oferece uma configuração nos quais todos os agentes do RGS irão receber chamadas simultaneamente, independentemente da sua presença atual.  Os controles de gerenciamento de RGS agora têm as mesmas ferramentas de gerenciamento que o resto dos componentes do CS, o CS shell (PowerShell) e o painel de controle do CS (CSCP).  Configurações mais ricas de IVR e prompts oferecem mais opções para personalizar atendimentos de grupo de resposta. 
O serviço Announcement foi atualizado para lidar com regras de roteamento de números não atribuídos, de modo que se as chamadas de entrada para DIDs válidos, mas não atribuídos sejam roteadas para o Communications Server de forma que a resposta a estas chamadas sejam tratadas como desejado, em vez de apenas encaminhá-las para um único número principal.
Um recurso chamado Call Park foi adicionado para permitir aos usuários colocar uma chamada de voz em espera e em seguida pegá-lo em outro endpoint sem a necessidade de encaminhar a chamada.

Translation de Numeração

Como faz parte das Melhores Práticas criar planos de numeração e regras de normalização em conformidade com a norma RFC3966 (ex. E164 com o prefixo '+') ainda existirá cenários onde o sistema de telefonia legado não consegue lidar com alguns dígitos (como o '+') ou o dispositivo não pode (ou os administradores não querem) permitir mudanças nos planos ou regras de numeração.
Nas versões anteriores apenas o '+' poderia ser removido do servidor de mediação antes de sair do OCS.  Com o CS 2010 podem ser adicionadas várias regras para manipular mais URIs antes da chamada ser roteada para o gateway.  Isso significa que dígitos podem ser adicionados, removidos ou substituídos usando padrões de RegEx.  Isso é muito vantajoso quando lidamos com implantações utilizando Direct SIP onde nenhum gateway de mídia está disponível para fornecer a manipulação dos números.

Fonte: Jeff’s Blog

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