Como já detalhado no artigo Integrando o Outlook Web Access ao Communicator Web Access é possível integrar ao OWA as funcionalidades do CWA do OCS/Lync:
A diferença agora com o Exchange 2010 SP1 é que os passos de configuração que eram feitos diretamente no arquivo web.config agora são feitos através de comando powershell. Os ganhos disso é que agora é possível fazer a configuração uma única vez independente da quantidade de CAS que você tenha no ambiente, assim como a probabilidade de cometer erros de configuração é menos.
Então como fica o procedimento:
- Faça o download do Web Service Provider (CWAOWASSPMain.msi) clicando aqui.
- Após o download extraia o MSI e execute os arquivos nas seguintes ordens:
- Install the vc_redistx64
- Install UCMAredist.msi
- Install CWAOWASSP.msi
- Baixe e instale a atualização UCMARedist.msp fazendo o download clicando aqui.
- Use o parâmetro InstantMessagingServerName para configurar o nome do servidor do OCS ou nome do pool que os servidores Exchange Server 2010 SP1 irão se comunicar.
Set-OwaVirtualDirectory "owa (default web site)" –InstantMessagingServerName <ocs.contoso.com> - Agora liste o certificado instalado no Exchange utilizando o comando abaixo.
Get- ExchangeCertificate | fl services,thumbprint
Agora copie o valor do “Thumbprint” para utilizarmos no comando a seguir. - Execute o comando abaixo para associar o “Thumbprint” ao diretório virtual do OWA.
Set-OwaVirtualDirectory "owa (default web site)" –InstantMessagingCertificateThumbprint <8210E17393B6E81AD0B3A75DD9161ABE1A93B695> - Agora iremos habilitar esta funcionalidade no OWA (por padrão fica desabilitado).
Set-OwaVirtualDirectory "owa (default web site)" -InstantMessagingEnabled $True - Por fim iremos dizer qual será o tipo de integração, no nosso caso “ocs”.
Set-OwaVirtualDirectory "owa (default web site)" -InstantMessagingType ocs
Em alguns ambientes, você poderá aplicar as configurações para todos os diretórios virtuais/owa em seus servidores CAS do Exchange Server 2010 SP1 simultaneamente. Para isso basta executar o cmdlet Get-OwaVirtualDirectory e o cmdlet Set-OwaVirtualDirectory incluindo as sintaxes apropriadas conforme abaixo:
Get-OwaVirtualDirectory | Set-OwaVirtualDirectory
-InstantMessagingServerName <OCS Pool FQDN>
-InstantMessagingCertificateThumbprint <Thumbprint>
-InstantMessagingEnabled $true
-InstantMessagingType OCS
Lembre-se sempre reiniciar o IIS depois de fazer alterações a qualquer um dos parâmetros mencionados neste artigo. Para reiniciar o IIS execute o seguinte comando em um shell de comando:
iisreset /noforce
[UPDATE LYNC]
Se você estiver configurando a integração do Outlook Web Access (OWA) com o Communicator Web Access (CWA) do Lync será necessário dois passos adicionais.
Executar estes comandos no Lync PowerShell:
Comando 1: New-CsTrustedApplicationPool –Identity <endereço do OWA> –Registrar <fqdn do pool> -Site 1
-RequiresReplication $false
Comando 2: New-CsTrustedApplication -ApplicationId OWACWA -TrustedApplicationPoolFqdn <endereço do OWA> -Port 23
Fonte: Exchange Team Blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário