Na primeira parte desta série nós instalamos os requisitos e preparamos os servidores e o ambiente para a instalação. Agora iremos realizar os passos de planejamento, e utilização do topology builder.
1. Primeiro é necessário criar as seguintes entradas no DNS:
Default SIP domain | _sipinternaltls | lyncse.mbdomain.ad |
Meeting URLs | meet.mbdomain.ad | 10.1.1.40 |
Administrative access URL | admin.mbdomain.ad | 10.1.1.40 |
Proxy internal interface | tmg.mbdomain.ad | 10.1.1.1 |
Phone access URL | dialin.mbdomain.ad | 10.1.1.40 |
2. O próximo passo é criar uma topologia utilizando o planning tool e exportar esta configuração para o cental store utilizando o topology builder. No Planning Tool, selecione a opção “Getting Started”.
Utilizamos os seguintes parametros:
Audio and Video Conferencing | Yes |
Dial-In Conferencing | No |
Web Conferencing | Yes |
Enterprise Voice | No |
Call Admission Control | No |
Monitoring | No |
Archiving | No |
Federation | No |
High Availability | No |
Network Connection | Shared WAN |
3. Na próxima página é necessário adicionar o sip domain dos usuários.
4. Em “Bandwidth Capacity Planning” somente foi alterado o profile para “light” todas as outras configurações foram mantidas.
5. Na pagina “branch office” não foi selecionado nada uma vez que neste lab não teremos filiais.
6. Em “External User Access” seleciona “No”.
7. Clique em “Draw” e uma imagem como a abaixo será mostrada:
8. De dois cliques sobre o site e a topologia será expandida.
9. Agora exporte a topologia para o “Lync topology builder” onde algumas configurações serão feitas e então exportaremos para o “central management store”.
Selecione: File > Expor > Export to Topology Builder
10. Agora é necessário importar a topologia utilizando o topology builder. Abra o topology builder e selecione a opção “Open Topology From a Local File” e selecione a topologia criada nos passos anteriores.
11. Como pode ser visto na imagem abaixo, alguns itens do menu a esquerda estão marcados com um X vermelho, isso quer dizer que precisamos adicionar algumas informações.
12. Expanda o item “File Stores” e especifique o compartilhamento que você criou previamente.
13. Agora iremos configurar a URL de administração acessando as propriedades do “Lync Server 2010 (RC)” logo no primeiro item do menu a esquerda. Clique em “Simple URLs” em “Administrative Access URL” e coloque a URL desejada, no nosso caso “https://admin.mbdomain.ad”.
14. Veja que a configuração foi populada.
15. Agora que as configurações foram feitas é necessário publica-las para o CMS. Para isso selecione a opção “Publish Topology”.
16. Na primeira tela selecione “Next”.
17. Garanta que o pool a ser configurado está correto e clique em “Next”.
18. Aguarde o processo ser concluido e clique em “Finish”.
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