Muitas pessoas ficam surpresas com a quantidade de Roles (Funções) de servidores do Lync, porém é importante lembrar que nem todas são obrigatórias e muitas deles podem ser instaladas no mesmo servidor.
O Edge por exemplo não é um requisito, este servidor só é necessário no seu ambiente caso você queira permitir que usuários externos (via internet) acessem o seu ambiente Lync sem a necessidade de fechar uma VPN, ou ainda permitir que usuários anônimos participem de reuniões virtuais (Live Meeting). Caso você não queira estas funcionalidades o Edge não é necessário.
A quantidade de servidores, vai depender das funcionalidades que você vai querer no seu ambiente. Se você quiser somente IM (Chat), A/V e Live Meeting somente o servidor Front-End é necessário. Se você quiser integrar o Lync ao ambiente de telefonia (PABX) você pode habilitar a função Lync Mediation no mesmo servidor que está o Front-End por exemplo.
Enfim, tudo vai depender de quais funcionalidades você vai querer. Para mais informações de quais funções podem coexistir, da uma olhada nos links abaixo onde é listado as funções que podem coexistir na mesma maquina (servidor).
Mas em resumo as seguintes configurações são suportadas:
- Front-End Standard Edition com A/V Conferencing e Mediation service;
- Monitoring Server com Archiving Server;
- Front-End Standard Edition server com Monitoring Server e Archiving Server (somente para testes);
As seguintes funções/servidor não podem coexistir com nenhum outro:
- Director
- Edge Server
- Trusted Application Server
Outra coisa legal é que todo o ambiente pode ser virtualizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário